quinta-feira, 13 de maio de 2021

UMA HISTÓRIA DO EXU MARABÔ

 


Pode ser uma imagem de texto que diz "ApL $ ACEITA A NOSSA PROTEÇÃO?"Era uma senhora já de muita idade...

Seu nome era Maria da Paz!

Mas para todos que perguntavam ela sorria com a boca quase sem dentes...

E diz "Eu sou Paizinha"...

Paizinha vivia sozinha em um barraco minúsculo...

Aqui na zona norte de São Paulo...

Em uma favela perto de casa...

Eu a conheci em uma festa de Cosme e Damião...

Ela gostava de ir nos terreiros...

E eu sempre esbarrava com ela...

Neste dia meu acompanhante teve
de sair mais cedo...

E eu acabei sozinho na festa...

E ao meu lado estava sentada dona Paizinha...

👵— Festa bonita não é?

Ela quis puxar assunto...

E eu falador como sou dei corda...

E nós dois papeamos por horas...

No fim da festa ela se foi
E a mãe de Santo da casa...

Dona Carmeme veio até mim e contou...

👩— Sabe ela?

Ela foi uma grande mãe de Santo nos anos 70...

Tinha um terreiro muito famoso, até celebridade frequentavam...

Ficava lá pros lados de Jaçanã quando aquilo era um lugar esmo...

Coitada, hoje não tem ninguém...

Fiquei muito curioso,
pois como era possível...

Que uma Mãe de Santo tão ilustre...

Acabasse a vida daquele jeito?

Sozinha em um barraco de chão de terra batida...

Umas semanas depois
no Akará de Iyansa...

Eu a encontrei novamente
D. Paizinha sentada em uma cadeira...

La no canto do terreiro, cantando e aplaudindo...

Como feitiço de encanto!

Eu fui até lá e sentei com ela...

👦— D. Paizinha eu fiquei sabendo que a senhora é Mãe de Santo...

👵— Eu?

Eu não meu filho, um dia eu fui sim, eu fui...

Mas eu não sou mais nada não...

👦— Não é? Porque?

👵— Ah...Foi Marabô, é... Marabô me tirou tudo...

Eu quis saber mais mas naquele dia ela não quis contar mais nada...

Eu sou muito curioso,
então fui até seu Leopoldo...

Um velho batuqueiro do terreiro, que estava lá desde a época da fundação...

E perguntei sobre Paizinha!

👴— Ah... ela era Mãe Paizinha, era muito cheia a casa dela sabe...

👦— Sei... mas como ela acabou assim?

👴— Ah meu filho sabe esse povo todo que se diz Pai de Santo?

A maioria não é nada, na verdade é um ou outro que tem o dom...

Paizinha era Mãe de Santo de verdade...

Tinha o Exu mais bonito que eu ja vi nessa vida...

👦— Era Marabô?

👴— Era sim, Exu Marabô...

Paizinha era casada, o marido era serralheiro sabe...

Ele não gostava de macumba mas conforme a fama de Paizinha ia crescendo...

A ganância dele crescia junto, ele gostava do dinheiro...

Marabô você sabe, todo mundo que já ouviu esse nome sabe que é entidade de lei...

É muito poderoso e muito regulado as suas maneiras...

Então tinha dia que ia gente na casa de Paizinha pra ver Marabô...

Mas ele não descia, deixava o povo lá esperando e não vinha de jeito nenhum...

Ele só rodava na cabeça de Paizinha quando era necessário e não por besteira...

Mas um dia aqueles italianos donos da fábrica de tinta, os Matarazzo sabe?

A esposa de um deles veio com a bolsa cheia de cruzeiros pra pagar pra ver Marabô...

👦— E Marabô não veio?

👴— Não veio...

Isso quem me contou foi a própria Paizinha...

O marido dela cresceu o olho no dinheiro da mulher...

E mandou paizinha vestir a roupa de Marabô e ir fingir que era ele na sala...

👦— E ela fez isso?

👴— Fez, ela foi lá e fez...

Hoje o povo chama de ekê ou de marmotagem...

Mas na época a gente dizia "mistificação"...

Ela fez isso, fez mistificação fingindo ser Marabô...

👦— E o que aconteceu?

Marabô castigou ela?

👴— Pior que não, ele veio uns dias depois e disse que entendia e que perdoava o erro...

Ele sabia que na época quando o marido mandava a mulher obedecia...

Então não castigou Paizinha!

Mas deixou claro que aquilo nunca mais poderia acontecer...

Só que!

Ganância é uma coisa triste, e Paizinha fez de novo, e de novo e de novo...

👦— E ela não tinha medo?

👴— Ela acostumou a ser perdoada, achou que podia fazer Marabô de palhaço...

Sabe, Marabô teve muita paciência, e até mandou ela encerrar as atividades do terreiro...

E fechar a casa já que não tomava jeito...

Veja só, ele deu muita chance pra ela, mas ela quis testar até o fim...

A mistificação é um tipo de palhaçada que rende muito dinhero sabe...

Um dia entrou tanto dinheiro que o marido dela comprou uma Brasília azul assim ó, pagou a vista...

E saiu pelo bairro exibindo o carro...

Mas Marabô já tinha dado todas as chances...

E como todo mundo que planta colhe, Marabô veio e fez o que tinha que fazer...

👦— O que ele fez?

👴— O marido de Paizinha vinha a toda pela avenida Tucuruvi...

Chegou na em cima da ladeira ele desceu e de repente o carro não tinha mais freio...

E a Brasília meteu-se inteira na frente de um ônibus...

Sabe como uma coisa incrível?

Ninguém do ônibus teve um arranhão, mas a Brasília ficou foi destruída...

O estrago era muito maior do que a velocidade real teria feito...

Parece até que alguma coisa empurrou o carro sabe?

E o marido de Paizinha morreu ali...

👦— E ela? Tomou jeito?

👴— Sim mas já era tarde, pouco tempo depois a casa dela pegou fogo...

Foi um curto que deu na fiação da serralheria sabe...

Ela acabou vendendo o terreno e comprou um novo lá pelo itaim...

Um terreno grande e a bom preço, mas era golpe, o cara que vendeu era vigarista...

E quando o verdadeiro dono do terreno apareceu ela saiu com uma mão na frente e outra atrás...

O restinho que sobrou fez o barraco que mora até hoje e vive de aposentadoria sozinha...

👦— Então Marabô destruiu a vida dela mesmo...

👴— Não meu filho, não, nem Marabô nem vento nenhum invade a vida das pessoas...

São as pessoas que fazem isso consigo mesmas...

Pense bem, se ela tivesse respeitado Marabô ele teria dado troco?

Se ela não queria andar na linha ele deu até a chance dela deixar tudo pra lá e viver em paz...

Esquecer religião e ir trilhar outros caminhos, mas ela é que não quis...

Marabô não é Cristo para dar a outra face...

Com ele aqui se faz aqui se paga, então porque fez?

A vida de Paizinha ela mesma afundou quando achou que tinha o direito de zombar de Marabô...

Pensei muito no que ele disse...

Anos depois em uma festa de Padilha na casa de uma outra mãe de Santo...

Eu fui e quando chego lá
dou de cara com Paizinha...

Lá estava ela sentada no fundo balançando as pernas...

Por ser tão baixinha
que ao sentar os pés não tocavam o chão...

Cumprimentei e fui falar com as entidades...

Mas dali a pouco o inimaginável acontece,
o salão todo se cala quando
uma gargalhada rouca ecoa...

Quando olhei para trás lá vinha D. Paizinha com a coluna ereta e a postura firme...

Era ele sim, era Marabo!

Fazia mais de vinte anos que ele não vinha, e agora estava ali...

Não sei de onde tiraram um paletó, um chapéu e calças
e o vestiram...

Aquele pitoco de pessoa
se ainda era pequeno,
mas a presença era inconfundível...

Exu Marabo!

Era um Exu de comportamento diferente
era um das antigas sabe?

Cumprimentava batendo as costas das mãos nas dos outros...

Andava meio torto
Com todos aqueles trejeitos...

Que hoje em dia as entidades já não usam mais...

Ele não quis dar consulta,
não quis ficar de papo...

Apenas dançou a festejou!

No meio da madrugada,
quando a festa ainda
estava longe do fim...

Ele pediu para os tambores pararem, e cantou...

💀— "Ogun mandou bola de fogo pra mandar Exu embora, é hora é hora mas ele vai embora"...

A principio não entendi
não fazia sentido ele se despedir no meio da festa...

Mas as entidades começaram a engrossar o coro cantando junto...

E uma a uma todas as Pomba Giras e Exus
foram até ele o abraçaram...

Dali a pouco ele foi embora
e Paizinha foi para casa sozinha muito antes da festa acabar...

Disseram que estava passando mal ou coisa do tipo...

Quando já estava para o festejo acabar Padilha veio e me disse...

🌹— Marabô veio encerrar a questão com aquela mulher...

Tudo o que é dívida tem de ser pago...

Mas nenhum castigo é eterno e nenhum erro é sem perdão...

Nunca mais veremos Marabô daquele jeito, é para nunca mais...

Não entendi demorei a pescar a informação
que ela tentou passar...

Era pra lá de sete da manhã
quando eu fui pra casa...

E para chegar tinha de passar em frente a entrada da favela...

E lá estava uma multidão
em pleno sábado de manhã...

A ambulância na porta do barraco da velha D. Paizinha...

A ambulância estava com as portas abertas, ninguém dentro...

Perguntei a vizinha o que estava acontecendo?

E ela disse que D. Paizinha
havia passado mal,
e quando a ambulância chegou...

Já não havia o que fazer!

Ambulância não leva cadaver, eles foram embora
e o carro da perícia chegou...

Quando já passava do meio dia...

D. Paizinha morreu em paz
e hoje raros são os que se lembram dela...

É como se nunca houvesse existido...

Mas eu me lembro!

Marabô veio uma última vez
E deu a ela paz...

Não sei o que aconteceu
naquele último momento
entre D. Paizinha e Exu Marabo...

Mas qualquer um que visse
seu rosto no momento derradeiro veria que ela estava finalmente em paz...

Lá no meio da multidão encontrei Leopoldo,
que apoiado em sua bengala observava tudo
No mais mudo silêncio...

👦— Marabô matou ela?

Foi isso que aconteceu?

Eu quis saber transbordando de curiosidade...

👴— O quê? Não meu filho, não mesmo...

Paizinha já tava era virando a curva, tinha quase noventa e ainda vivendo desse jeito precário...

Ela morreu porque tinha de morrer, era a hora...

👦— Então porque ele veio nela na festa?

👴— Para dar o perdão final e se despedir...

Sabe menino, a gente acha que entende as coisas dos espíritos...

Mas só eles sabem os caminhos que trilham...

Muita gente vai querer falar muita coisa...

Mas só quem sabe do que realmente aconteceu é Paizinha e Marabô...

E agora ela já não pode falar mais nada a respeito...

E assim se encerrou mais uma jornada...

Porque eu contei está história?

Me pediram que contasse algo de Exu Marabo!

E entre tantos contos e histórias mirabolantes...

Eu apenas quis contar essa que é a mais simples...

Mas é uma memória verdadeira...

(Felipe Caprini)

Saravá Fraterno Filhos de Umbanda!

Pai Jonathas de Ogum.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário