segunda-feira, 10 de maio de 2021

PORQUE OS EXUS RIEM

 


Pode ser uma imagem de texto que diz "Filhos de Fé A força .facebook/filhosdefe.oficial de um terreiro está na disciplina, verdade, humildade, caridade e amor."Ao longo dos anos na Umbanda eu me pus a reparar...

Que, algumas vezes quando um Exu dava uma consulta...

Geralmente dava gostosas gargalhadas...

Eu nunca entendia porque!

Como não queria ser insolente, nunca perguntei...

Apenas observava e meditava sobre o fato...

Até que um dia, um dos “Mestres da Magia”...

Após uma consulta me chamou…

- Nêgo à toa, venha cá, me dê um marafo (whisky) e venha beber comigo...

Confesso que fiquei lisonjeado!

Eu os trato como “Mestres da Magia” e eles sempre me trataram como Nêgo à toa...

Isso sempre foi assim durante todos os meus anos de Umbanda...

E em todos os terreiros que visitei (só para esclarecer)...

Sentei-me com a garrafa de whisky...

Um copo adequado para ele e uma cuia para mim...

Fui repreendido!

- Dê a cuia aos Pretos Velhos, eles já são sábios!

- Pegue um copo adequado para você...

- Pois ainda estamos aprendendo...

- E não podemos deixar de aprender com eles...

“A Simplicidade”!

Por enquanto devemos ser o que somos…

Aprendizes!

O que falar, o que dizer?!

Calei-me!

Sentado, apreensivo com medo de bronca, ouvi o seguinte:

- Nêgo à toa, nosso riso se traduzem em lágrimas...

- Atravessamos dimensões, para ouvi-los...

- Ensinar e aprender, acima de tudo servir!

Abrimos nossos corações, mentes e falas...

Simplesmente para servi-los, nada mais...

Mas na maioria das vezes tudo o que ouvimos são mentiras...

Lamúria, queixumes, disfarces, lágrimas mentirosas...

Covardias, mentiras, calunias, e pedidos absurdos...

Descabidos como se fossemos assassinos...

E a magia se apaga!

Não há lugar para mentiras e falsidades na espiritualidade!

Não pense que há deboche nas risadas dos Exus!

Há sim Lágrimas!

Pois sabemos que, quem não está pronto para pedir...

Não está pronto para receber!

Nossos risos algumas vezes é também de alegria!

Por tirarmos boas almas de verdadeiros purgatórios...

Ainda há gargalhadas de vitórias do bem sob o mal...

Ou ainda rimos sim, do tipo de captura não esperada...

Que utilizamos com os magos negros do astral...

Fora que o riso e a alegria diluem certas magias e ações do mal...

A justiça é cega Nêgo à toa, porque ela deseja inocentar...

A justiça as vezes é manca, ela sempre nos parece tardia...

É que ela sempre espera que nós nos arrependamos...

A justiça meu irmão, é divina!

Não castiga, nem perdoa, simplesmente executa a lei!

A justiça como executadora da lei divina...

Tem seus Guardiões!

Esse Nêgo à toa, somos nós, os Exus!

Os guardiões executadores da lei maior...

Agimos nas Trevas pela luz!

Assim como os Guardiões da Luz...

Que agem na luz pelas trevas (da Ignorância)...

Nêgo à toa, toda as vezes que dizemos trevas...

Queremos dizer ignorância!

Somos todos membros do mesmo corpo cósmico...

Do mesmo Deus Supremo!

Somos o que merecemos hoje...

Para um dia, sermos o que nosso Pai Maior deseja...

Unos (unidade) com ele!

Lembre-se que você não é “à toa” nunca lhe tratamos assim!

Você é “Nêgo Athoá”, que significa nosso irmão!

Chore enquanto pode, para nunca sorrir disfarçadamente...

Vejam que ironia!

Eles me tratavam como irmão Athoá...

E eu ouvia à toa, (sem valor)!

Pedi desculpas por tantos anos de ouvidos tortos...

O Guardião me Respondeu:

- Não se apoquente Athoá!

- O tempo com tempo, tem tempo…

- Nesta noite houve a nossa união!

Eu, engasgado em lagrimas, nada mais falei...

Pois não tinha condições!

O guardião compreendeu meu embaraço...

Tocou meus ombros e disse:

- Boa noite irmão meu, hoje se fez luz nas trevas!

[Guardião, Exú Pimenta]

(Creditos: Umbanda Gira)

Saravá Fraterno, Axé Filhos de Umbanda!

Pai Jonathas de Ogum.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário