quarta-feira, 19 de maio de 2021

O QUE SIGNIFICA LAROIÊ E MOJUBÁ

 


Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoasMojubá é a saudação para Exu (da cultura nagô)...

O mensageiro, o que comunica aos homens a vontade dos Orixás...

E, a estes, leva o pedido dos homens...

Alguns dão o significado da palavra Mojubá como sendo “Apresentando meu humilde respeito”...

No entanto, a palavra é comumente utilizada como um título...

Uma louvação que significa respeito e reconhecimento...

Da grandeza e magnitude da entidade EXU...

Alguns acham que MOJUBÁ significa “REI”...

Ou ainda que Mojubá seja uma saudação...

Como um comprimento que se faz a quem se tem respeito...

A palavra também é utilizada para dizer que a pessoa é respeitada...

Portanto também faz analogia com outra palavra:

"Grande"!

Vale ressaltar que Laroiê é um cumprimento exclusivo da linha da esquerda...

Mas Modjubá ou Mojubá é um cumprimento comum...

Eu posso dizer “Modjubá, minha Mãe de Santo”...

“Modjubá Fulano de Tal”, e assim por diante...

Na Umbanda usamos esta saudação para Exu e Pomba Gira onde dizemos:

Exu Mojubá ou Exu é Mojubá!

Pode se entender por:

“Exu eu te saúdo” ou “Exu é Grande, te reverencio”...

No dialeto Yorubá, podemos entender que Mojubá significa:

“Meus respeitos”!

Sendo escrito da seguinte forma:

Mo jubá = meus respeitos

Aproveitando, vamos entender o que Significa LAROIÊ...

Laroiê é uma palavra que significa:

“Pessoa muito comunicativa”!

Laroiê Exu! = Mensageiro, Exu...

Exu é Mojubá = Exu a vós meus respeitos...

Então entende -se assim :

LAROIÊ EXÚ: Olhe por mim Exú!

EXÚ É MOJUBÁ: Exú é forte e eu me curvo a sua força"!

Saravá Fraterno!

Pai Jonathas de Ogum.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário